quarta-feira, 7 de junho de 2017

As dimensões do Cuidado







" O cuidar "

Na Jornada ao coração ao escutar o chamado e ingressarmos nesse caminho de mistérios, revelações e descobertas, trilhamos chão em solo que une o visível e o invisível.
Em alguns momentos mais acordados em outros momentos adormecidos, aprendemos um pouco mais de humildade.
E de fato para ascender em nossa Jornada humana e espiritual é preciso um pouquinho que seja de humildade e fé.

Nesse caminhar pedimos e encontramos, já diz a máxima, peça e te será dado, logo, aprendemos de certa forma rapidamente que é preciso saber pedir, pois a principio, muitas vezes pedimos por exemplo, um encontro com a verdade, e as fricções decorrentes desse encontro, não estamos dispostos a pagar o preço e energia que demanda, essa experiência.

Dessa qualidade de encontros é que o caminho vai delineando seu percurso e definindo a direção que tomamos.A arte do encontro, proporciona o florescimento de valorosas aprendizagens e ensinamentos, entre elas que a cura não se dá por si só, ela acontece no encontro em dois seres disponiveis a entregarem em coração sua sabedoria vivida, e algo se cria, uma sinergia, que possibilita que a essência de um derrama-se ao outro.
Vivenciando o essencial, o qual contem tudo o que se necessita é completo em existência, não pergunta qual é o caminho, pois é o próprio caminho.

Essa é a arte do Cuidado, estabelecer uma relação de respeito, gentileza e disponibilidade na escuta e na partilha, cuidando, meditando, ponderando as possibilidades, fortalecendo as bases, preservando a estabilidade, liberando as velhas estruturas e ofertando novos olhares e maneiras de construir seus novos alicerces e fundamentos.
Garantir o bem-estar com segurança, ambos se responsabilizam de dedicar em verdade e integridade o seu melhor a favor do desenvolvimento mútuo.

Aquele que cuida, ao cuidar, está em certa esfera sendo cuidado e aquele que recebe o cuidado, proporciona a oportunidade e meio para que a cura circule e abrace a ambos.
Existe também o cuidado ao cuidador, aquele que compreende como proposito o cuidado e que é digno de receber o cuidado, a fim de que esteja pleno e saudável para poder ofertar algo.

Nesse olhar a Natural Medicina Alma da Terra, orienta esse cuidado para consigo, aprendendo a buscar esse cuidado, como recurso de somar o olhar de um ao outro, e ampliar sua visão, individual e sistêmica, tornando mais fortalecido a exercer ao propósito que se predispõem.

Aquele que é Inciado na Medicina do Amor, Natural Medicina Alma da Terra, assume o compromisso, de participar de encontros mensais, onde vivencia essa troca de cuidados e compartilha seus registros a fim de que possa ampliar seu olhar, zelar pelo seu bem estar, e saúde, somando a qualidade de vida e ajuda, que possa ofertar.Para isso, nasceram os Círculos do Amor, Círculos de fortalecimento e apoio, orientados pelos Jardineiros da Alma da Terra e Homens e Mulheres Medicina.

Toda a Formação, sugere essa troca, de experiencias, onde a oferta do cuidado é mútua, ensinando a receber o cuidado e a ofertá-lo, abre os horizontes para as diferentes perspectivas, e o que pede em cada uma delas.

Enquanto sou aquele que recebe o cuidado, qual a postura integra de quem realmente está aberto e disponivel a viver a cura, que pede?

Pude perceber que muitos querem estar na posição do Cuidador e não desenvolveram a habilidade, humildade e receptividade para receber.

Pedir por algo, estar aberto a tomar algo que é ofertado e ainda sentir-se digno desse cuidado, são pontos, que sinto, ser essencial, ao exercício daquele que compreende ser seu propósito a ajuda.

Já abordamos as dimensões do cuidado e do amor, agora olhemos na prática atuando a energia de ambas e o que possibilita sua atuação em exito.

Quando digo, que estou disponivel a receber e me coloco na posição de quem compreende saber como esse cuidado para comigo deve ser realizado, nos convida a refletir, se existe em realidade alguma possibilidade de controlarmos o que se dá na vida, e quem controla, o que teme, e o que sustenta essa energia?

Logo, as vezes é muito mais desafiante receber do que se imagina, e quando nos colocamos nessa posição com mais frequência, nos tornamos mais verdadeiros, humildes e disponíveis a humanidade de quem vem pedir ajuda, e rende-se ao cuidado.

Existe, também os desafios na esfera, daquele que oferta o cuidado, e que na escuta, compreende-se no poder de aconselhar, julgar e definir o que se passa no universo interior do outro, aqui, encontramos novamente uma postura, a qual, pede, por reflexão.

Enquanto Terapeutas da Consciência, é pedido, a postura ética de escuta plena, onde aquele que está na posição daquele que oferta o cuidado, cabe manter-se presente, tendo ciência das dimensões da Ajuda e do Amor, mantendo-se alguns passos distante, e ao mesmo tempo com a proximidade, que possibilite a vinculação e intimidade, para que aquele que ali está sinta-se acolhido, seguro, com a devida atenção e escuta.

Lembrem-se:

Não sabemos de fato que se passa com quem entra no espaço do cuidado, muitas  vezes precisa de silêncio total, de um abraço no olhar, e a certeza de que pode descansar sem precisar fazer nada, dizer nada, apenas estar e  viver algo que o leve ao acolhimento de um ventre em paz.

Muitos chegam, com uma trajetória, trazendo em sua mala de recursos, enquanto Cuidador, a necessidade de conhecer a história, a fim de poder expressar como pode ajudar e situar aquele que pede ajuda.

Cuidado!

Sinta em amor, o momento de cada coração, não sabemos, o que em sua profundidade está movendo, para tanto, o primeira esfera do Cuidar, é o Silêncio que abraça, a escuta que cuida, a receptividade e disponibilidade ao encontro com tudo, com o todo, através daquele que chega pedindo o cuidado.

Considerando que você, cuidador, está disponivel, e disse sim, a oferta desse cuidado, seja integro e verdadeiro, considere sempre se esta ajuda, leva ao mais, está a favor da vida, e gera fortalecimento, estabilidade, crescimento e autonomia.

E ao estar na posição de quem solicita um olhar cuidadoso, esteja na posição humilde, despindo-se dos títulos, conhecimentos, e compreensões pré-concebidas de como deva ser o cuidado, quem sabe, seja uma oportunidade de rendição ao coração e a confiança de que quando nos entregamos, a força  que atua, antes mesmo do cuidador, aquele que cuida, torne completa a possibilidade de cura, contendo tudo o que é necessário.

A compreensão do Cuidado, como um encontro de dois seres que estão abertos a serem tocados pelo amor, despidos de identidades e vestidos de essência, abrange, de forma mais clara, o convite a todos aqueles que caminham a Jornada do Coração, na busca do cuidado consigo, na posição de quem recebe o cuidado e daquele que se predispõem a ofertá-lo.

Eis, o Círculo completo do Cuidado em todas as esferas, considerando a primeira que fala do abrir-se para receber ajuda, a segunda esfera, a aprendizagem do cuidar-se e a terceira esfera aquela que possibilita a você ofertar a ajuda.

Embora, coloque em esferas e em lugares a posição que se dá o florescimento do cuidado, consideremos que esse movimento natural da consciência do amor por si mesmo e ao próximo se dê circularmente, e em alguns momentos, quando já trilhamos chão nessa jornada e cuidadores se encontram reunidos, todas essas esferas se dão simultaneamente.


Em outros momentos, quando o Ser, encontra-se em somatização, enfrentando um momento de desafios, poderá ser ajudado de forma generosa e delicada, onde sugerimos que atente-se ao seu momento na roda da vida, em seu ciclo de existência.

A Natural Medicina Alma da Terra, compreende os estudos das naturais medicinas considerando o cuidado, e a qualidade de cuidado que em cada etapa da Jornada o ser humano necessita.

"Cuidado ao Renascimento"

Em um movimento circular do fluxo de energia, existem momentos em que precisamos apenas deixar ir e renascer ao novo, o cuidado aqui pede pelo cuidado do acolhimento, silêncio, amorosidade, ofertando um lugar seguro, criando laços de ternura e confiança, para que a entrega e a contenção se dê.Possibilitando a expressão seja verbal e em movimentos, onde o ser possa ser total, e qualquer ponto suprimido seja liberto e comunicado.


"Cuidado a transformação"

A energia nova circula despertando acordando os poderes, esse é um momento em que a ajuda, oferta a presença, a firmeza, a delicadeza e clareza necessárias para que as novas decisões sejam firmadas em espaços claros e verdadeiros.O reconhecimento de quem se é e o empoderamento de seu valor e proposito se estabelecem.

"Cuidado ao Florescer"

A transformação tocou nos espaços verdadeiros, a energia move-se em direção a integração, e assentamento,enquanto que o fogo da vida ascende, disponível a revelar a força criativa disponivel em todas as dimensões do ser, em seu corpo, coração e vida.
Aqui o cuidado oferta recursos, estabelece meios criativos onde a arte-expressão ganham movimento, disponibilizando ao ser, a consciência de seu acordar os instintos e sentidos, para viver a vida expressando criativamente sua identidade em sua individualidade e em sua unidade com o coração.


"Cuidado de mãos dadas, com a Fé e Esperança"

Os dons, talentos e potenciais se expressam em movimento pleno, tudo está se movendo, quando um espaço de trauma de origem, ou de vidas passadas, se somam com a decadência da mente que é tomada por conjuntos de crenças que estão disponiveis a seguir adiante, abrindo espaço para o novo e aguardam um impulso, uma mão que apoia na travessia, ajudando a ajudar-se e reconhecer seu centro, com ainda mais consciência, no espaço verdadeiro do coração.
Aqui a ajuda, expressa, "Estamos Juntos" e a presença fala da irmandade, que transcende a posição de um terapeuta, fala de um Ser de Amor ao lado de outro Ser de Amor, entrando em contato com o ponto central da delicadeza humana.

"Cuidado da Existência."

Acorda o caminho ao coração, e se coloca a serviço do seu Ser de Amor compreendendo a existência como a fonte da energia que manifesta o tudo e a todos.
A Ajuda aqui se estabelece, em unidade, onde um Ser amor está ao lado de outro Ser Amor, e que na profundidade de suas essências, são um, aqui a ajuda abre espaço para a chegada das bênçãos em suas distintas dimensões, até ao ponto da Jornada que confere a Graça Concedida.

Círculos do Cuidado-Alma da Terra.

Diante de cada Fluxo de Energia, aquele que está na Posição de Cuidar, é chamado a um  olhar distinto e a escuta de seu Ser de amor, para guia-lo ao encontro do Ser de Amor, de quem está ao seu lado, sintonizado as necessidades e cuidados que o seu momento pede.

A sintonização requer que quele que ajuda, estabeleça o fluxo da energia pura-Alma da Terra  e na medida que ambos respiram naturalmente e relaxadamente, o que vier é expresso, durante a expiração por quem está recebendo a ajuda, e orientado, elucidado ao reconhecimento ou aceitação, a despedida e gratidão, a liberação  ao que não faz mais sentido e a abertura ao novo.

A respiração  em seu fluxo de energia já contem as essências e bençãos as quais se derramam, conforme a necessidade comunicada pelo Ser de quem está recebendo a ajuda.Em sua essência, mesmo sem saber, possui a sabedoria para definir a dose e a medida que necessita.

Quando aquele que Cuida aprende sobre o cuidado faz uso das Medicinas, quando aprende sobre as Bênçãos, compartilha o cuidado pela respiração e quando aprende sobre o Servir, compartilha o cuidado  pelo olhar, silêncio, respiração e profunda meditação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário