segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Linguagem do Corpo:Fígado o general Interno.


FÍGADO

“General de exército do qual se origina a estratégia.”
O fígado pertence ao elemento madeira que tem a sua plenitude durante a primavera. A cor predominante na natureza durante a primavera é o verde, que se apresenta na face de quem tem desarmonias de fígado. Abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas. Tem grande influência na saúde dos tendões e do aparelho reprodutor feminino. Raiva é a emoção primária que domina este órgão.

Assim como o general de um exército dirige a sua tropa, o fígado é o general interno que coordena as forças do organismo. Ele é o estrategista que planeja toda a atividade interna e comanda o fluxo suave da energia (qi) por todo o corpo. Quando o fígado tem o seu funcionamento suave, a atividade física e emocional também ocorre suavemente. Porém, quando a habilidade do fígado de distribuir o qi suavemente pelo organismo for comprometida, por fatores internos e externos, haverá uma estagnação de energia que poderá interferir no seu funcionamento, como também dos outros órgãos.

Ele também é responsável por grande parte da limpeza interna, pois é o eliminador das toxinas e resíduos nos níveis físico, mental e psíquico.

O fígado armazena e regula a quantidade de sangue em circulação. O Questões Simples diz: “ O Fígado armazena o Sangue… O Sangue circula nos Vasos durante o esforço e permanece no Fígado durante o descanso.”  Quando o corpo está em atividade, o sangue sai do fígado e vai para a circulação sanguínea geral, e quando o corpo está em repouso, o volume de sangue na circulação diminui, e parte dele volta ao fígado, onde permanece armazenado.

O FÍGADO, A RAIVA E AS EMOÇÕES CONTIDAS

A raiva é a emoção que influencia a saúde e bom funcionamento do fígado. Mas o fígado apresenta uma particularidade em relação aos outros órgãos: ele domina e é dominado pela raiva, mas também por todas as outras emoções primárias: a tristeza, o medo, a euforia e a preocupação, quando ficam contidas.

Exemplificando: quando o medo, emoção intimamente ligada ao rim, fica contido (não expresso, não localizado), o fígado será agredido, podendo apresentar irritabilidade e explosões (formas de esconder o medo), e o rim ao longo do tempo poderá manifestar desconfortos no plano emocional e/ou no plano físico, como o medo, insegurança, indecisão, ciatalgia, dores na região lombar, infecções urinárias, dentre outras.

FLEXIBILIDADE

O fígado rege as articulações e controla os tendões, dando-lhes flexibilidade e elasticidade. As pessoas que caem com muita freqüência ou têm “tremores” nos membros, acompanhados de rigidez física e emocional, normalmente apresentam desarmonia de fígado.

OS OLHOS SÃO A JANELA DA ALMA

O fígado abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas. Os olhos são a manifestação externa do fígado e desarmonias como olhos vermelhos, ressecados, visão embaçada e pontos brilhantes que aparecem no campo visual, informam que o fígado não está em pleno e harmonioso funcionamento.

A icterícia e a hepatite também são manifestadas nos olhos, que apresentam uma cor amarelada, devido ao grande derrame de bile, produzida pela vesícula biliar, víscera acoplada ao fígado.

A lágrima é a secreção interna que ajuda a aliviar o fígado, ou seja, chorar ajudar a liberar as emoções contidas.

A PRIMAVERA E A CRIAÇÃO

O fígado tem uma maior concentração energética durante a primavera,  que pode ser considerada como a infância ou a manhã da natureza, período de crescimento e movimento. Após um período de repouso durante o outono e o inverno, a terra está descansada e cheia de força para sustentar o movimento que se inicia na primavera, estação que leva a energia para o alto, assim como os brotos das plantas que buscam alcançar o sol para o seu crescimento.

Em sintonia com a natureza, o fígado em sua plenitude, irá fornecer energia para o desenvolvimento de projetos que envolvem criação e expansão. E o maior rendimento dos projetos de criação acontecem durante o horário de uma às três horas da madrugada, período de maior concentração de energia (qi) no meridiano* do fígado.

DESARMONIAS FÍSICAS E EMOCIONAIS CAUSADAS PELO DESGASTE DO FÍGADO

O fígado é o órgão que tem a sua energia ascendente, e as desarmonias de fígado direcionam-se para o topo do corpo e afetam principalmente a cabeça e os olhos: dor de cabeça latejante, tinidos no ouvido, tensões na face e nuca, AVC’s, tontura, vertigens, boca amarga durante todo o dia, desarmonias nos olhos (irritados, coçando, vermelhos, fotofobia, pontos escuros na visão), tendões ressecados, unhas fracas, menstruação dolorosa e irregular, alterações na libido, aversão ao vento, propensão ao susto, suspirar com frequência, raiva, irritabilidade, frustração, depressão, ira e cólera .

* meridianos  = são caminhos que ligam os pontos de acupuntura,  com a função de transportar a energia (qi) por todo o corpo.
Texto de :Beatriz Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário