sexta-feira, 9 de junho de 2017

O Movimento Orgânico

O Movimento Orgânico-

Da Flor da Lua(Menarca)
ao Chá, Prosa e Cantos Devocionais  (Climatério)com Sahwenya.


O aspecto menos compreendido no desenvolvimento da Mulher, o qual ainda guarda seus mistérios, - e, por isso, o mais temido - fala do período do Climatério.

Assim como a Donzela, a Mãe e a Anciã regem etapas do eterno ciclo da vida - do nascimento (plantio), amadurecimento (florescimento e frutificação) e do inevitável declínio, o climatério encerra o ciclo e representa o que morre.

Nas histórias antigas, o climatério é também conhecido como o momento da face Ceifadora, da Mulher, representa tudo que esgotou seu tempo, de tudo que cumpriu sua finalidade e não serve mais.

Na Terra, ao observarmos do micro ao macro-cosmos, vemos esse aspecto dos fenômenos físicos que se expressam,  e limpam a terra após a colheita para o repouso necessário à germinação de novas sementes.

Ao testemunhar os ciclos da natureza, olhemos ao poder da Lua Negra, sobre as marés dos oceanos e assistiremos como se dá nas águas da Mulher que trilha o chão no solo do Climatério.

 Dos Mistérios que guardam desde os primórdios dos tempos, o Poder de sangrar e gestar a vida, agora se abrem os portais da intuição e sabedoria do invisível, ao mesmo tempo que a Mulher se vê diante de sua sombra.
Mistérios ocultos da  escuridão, do vazio e do silêncio que antecedem o surgimento da luz, o raiar do dia e o começo de um novo ciclo.

Vejo através das lentes de  minha própria Flor da Lua, que segue os passos do pre-ambulo de sua transformação.Compreendo que para cada mulher se dá de uma forma distinta, como referencia ouso dizer, que basta recordar com que velocidade se deram as mudanças de seu corpo, suas emoções, sua mente e sua vida, no período pré-menstrual, quando inciada é a donzela nos mistérios da "Flor da Lua" e poderá ter uma referência dos caminhos percorridos na bilogia do amor, para assimilar, integrar esse momento de transformação, quando uma donzela torna-se apta a gestar uma nova vida em seu ventre.

Quando o Pré-Climatério chega ocorrem mudanças no corpo físico, para algumas mulheres, a mente torna-se inquieta, os pensamentos são voláteis e tumultuados, a percepção é aguçada, a sensibilidade exacerbada, as emoções em conflito. É um período de inquietação e aparentes contradições, de mudanças de gostos e atitudes, de busca de “algo” vago ou indefinido no campo espiritual, profissional ou afetivo. Surgem temores em relação ao futuro, o medo do desconhecido, a preocupação com o envelhecimento, ainda mais em uma sociedade que enaltece o valor e o viço da juventude.

Dependerá da mulher passar por esta fase com dor ou com a alegria, conforme a etapa de sua existência, o amadurecimento de seu ciclo emocional, se plantou e colheu o doce néctar, ou talvez uma colheita de solo frio.

Para outras, pode ser que que esteja se aproximando um tempo de paz e realização interior, com a segurança da experiência e as promessas de futura sabedoria.

Abençoar esta fase, rever o passado e transmutar  o que não faz mais sentindo, é o temido e almejado encontro com a verdade, na profundidade dos mistérios femininos.

Assim como se dá a todo organismo vivo, na Lua Negra, a seiva  recolhe-se, para potencializar a vida, até que possa novamente expandir-se e circular com toda a sua vitalidade, nas fases seguintes.

Quando acompanhamos as estações do ano, no outono vemos a seiva começar recolhendo-se aos caules, até que no inverno, a seiva, localiza-se nas raízes, a Mulher em seu pré-climatério se vê diante da seiva e como está ou não nutrindo e fortalecendo suas bases, no climatério, como no inverno, encontra-se com a história de suas raízes e todas as meias verdades são iluminadas.

É chamada a agradecer à Donzela e à Mãe pelo plantio e a colheita, são medidas recomendáveis que abrem as portas para a Grande Mudança, quando seu sangue não mais será vertido, e sim transformado agora em sabedorias ancestrais em seu ventre, e quando o tempo confere o reconhecimento a coroa com flores da sabedoria- Agora não mais como gestadora de vidas, e sim gestadora de sabedorias.

Renasce das cinzas, tal qual Fênix  uma Sábia herdeira das Matriarcas e das Mães. expressando a voz do coração, de mãos dadas a força removedora dos obstáculos e a fé inquebrantável, reconhece o valor e a jóia existência de si mesma, também de cada uma das mulheres de sua Jornada.

Visiona as futuras gerações, abençoando com a cura do Ventre, onde as mulheres do passado, recebem essa sagrada Bênção do Amor, reconciliando  consigo mesma, as histórias onde suas ancestrais possam ter vivido a opressão e supressão do sagrado feminino, curando na origem de sua existência as relações com os homens de sua vida.

Toca o intangível e pode sentir, as mulheres e os homens que habitam suas células, reconciliando-se, sendo tocados pelo auto-perdão, pela gratidão da experiência e pela graça de beberem o néctar do amor maduro.

A Cura do Ventre, lentamente derrama balsamos na Jornada milenar do Ser que habita, no seio dessa mulher, que agora, é Inciada.

Ela é convidada a contemplar a Jóia a qual é presenteada pela Existência em seu despertar a Sabedoria, enquanto servidora do Amor.

O Climatério revela,  a Mulher que conta as antigas histórias e convida para sorver o chá da sabedoria que a energia  pura , está na gema de cada Ser-Amor.

Compreende que o Ser Amor pode estar vestido de um corpo, pode estar vestido de existência, ele, o Ser Amor, é imortal.

Toda a Mulher ao passar ao climatério é convidada a tomar a quinta essência, caberá a cada uma, tecer sua  colheita segundo o que semeou no transcorrer de suas existências
















Nenhum comentário:

Postar um comentário