domingo, 19 de janeiro de 2020

Crianças especiais adultos únicos.





 Trabalhei em sala de aula, da escola que fundei e que gerenciava, ao refletir sobre a qualidade e caminho da educação reconheço passagens preciosas, um período que segue comigo ao coração, fala da época em que trabalhei com a educação infantil. 
Chegavam cada vez mais,  crianças de toda comunidade e região, crianças que cognitivamente eram extremamente inteligentes e ou com formas muitos especificas de aprendizagem cujo desenvolvimento e amadurecimento do pensamento se dava de outra forma, diferente do que cientificamente denominava-se "normal".
Aos meus olhos, sempre tratava-se de crianças sensíveis que pediam um olhar inclusivo as suas diferenças e múltiplas inteligencias cujo o desenvolvimento geral seguiam percursos distintos na aprendizagem.
Bastava estar para elas, e testemunhar o que era estimulante, onde sua atenção ganhava foco e quietude, o que a motivava e a guiava a interagir expressando-se naturalmente, essas e outras observações iam sinalizando o percurso individual de aprendizagem.
A criatividade inventiva, as brincadeiras e motivação, os meios de sensibilizar e estimular a resolver os desafios de forma distinta e única, possibilitou muitas vezes a surpreendente capacidade de superação que habita a cada ser humano.
Cada história é composta por toda uma dedicação de cada família, que veio buscando ajuda, somando esforços para que seu filho ou filha viesse a aprender, por si só, já sugeriria outra maneira de instrui-la transcender os diagnósticos recebidos, ajudando que tanto a criança como a família pudesse ser ouvidas.
Acolher a família com respeito e incluir a criança com amor, sempre foram o melhor caminho.
O sucesso, para meu coração fala de testemunhar uma criança crescer e se desenvolver reconhecendo seu lugar no mundo, permitindo que seus dons naturais se manifestem.
Quanto mais seguras e confiantes em suas habilidades e copetencias, no tempo certo, ela encontrará seu lugar ao sol, seja como um empacotador de uma loja ou como um criador de aplicativos, aceitando suas qualidades e desafios.

Na educação, são considerados alunos com  com deficiência àqueles que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual e sensorial, que em interação com diversas barreiras podem ter restringida sua participação plena e efetiva na escola e na sociedade. Os alunos com transtornos globais do desenvolvimento são aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo. Incluem-se nesse grupo alunos com autismo, síndromes do espectro do autismo e psicose infantil. Alunos com altas habilidades/super dotação demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas isoladas ou combinadas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes. Também apresentam elevada criatividade, grande envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse. Dentre os transtornos funcionais específicos estão: dislexia, disortografia, discalculia, transtorno de atenção e hiperatividade, entre outros (BRASIL, 2008, p. 15)."

Oriento aos Pais que independente dos desafios de aprendizagem que a criança apresente, o sagrado é ama-la em sua individualidade como uma Joia, dentro do saber que à ela é possível aprender.

Afinal, todo o ser humano busca  pela felicidade, e  aquele que aprende a ser generoso consigo e com o outro, a felicidade é uma decorrência.Desta forma, toda aprendizagem é uma celebração e os pequenos avanços são motivos de gratidão e reconhecimento do empenho de todos envolvidos.

Seja uma criança que apresenta uma evolução de aprendizagem, tal qual, um gênio, uma criança que aprende com facilidade ou a outra que aprende com grandes  desafios, todas são valorosas, e quando sentem-se segura e confiante encontra tudo o que necessita para ofertar o seu melhor.
Aos adultos envolvidos no ensino-aprendizagem fica a tarefa de inspirar a magia e o encanto da vida, inspirando-os a expressão do ser único que cada um o é.


Sahwenya Passuello.
#naturalmedicinaalmadaterra
Educando o coração!




Nenhum comentário:

Postar um comentário