quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Pesquisadora de Manaus desenvolve plástico a partir do Cará.





Por Rafael Melo.
Natural Medicina Alma da Terra, polinizando informação.
Boa Leitura.

Quem já comeu sabe o quanto o cará é saboroso. O tubérculo, que é bem parecido com o inhame, é rico em fibras e carboidratos. Mas não é só como refeição que o cará pode ser utilizado. Uma pesquisadora de Manaus (AM) descobriu uma nova e importante função para a raiz.

Ana Cecília Nina Lobato criou um filme biodegradável a partir da fécula extraída do cará que pode substituir o plástico de embalagens. Ana faz doutorado em Agronomia Tropical na Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa é desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (Inpa).

A iniciativa sustentável faz um bem danado para o meio ambiente porque a degradação do filme é absolutamente mais rápida do que a do plástico convencional.

Além disso, o produto ajuda a poupar as vidas de animais que morrem ao comer sacolas de plástico. “Caso seja descartado de forma inadequada, os animais que por ventura se alimentarem dessas embalagens não vão sofrer engasgamento, o que ocorre com o plástico convencional, pois vai ser digerido no trato gastrointestinal”, disse Ana.
-
Para criar o filme, a pesquisadora extrai a fécula do cará e adiciona água e glicerol, para deixar o filme mais fino e transparente. O material ainda passa por um processo com calor, fermentação e pode receber outros ingredientes naturais.

-

Membrana plástica pode ficar mais rígida ou mais fina de acordo com o processamento.
Outros materiais também são usados para fabricar filmes biodegradáveis como esse, a exemplo da mandioca e da casca da banana. “A vantagem é que agrega valor à cultura do cará e abre portas às outras culturas para a produção desse filme. São alternativas sustentáveis ao plástico tradicional, que utiliza derivados do petróleo”, disse.
Filme plástico do cará consegue ficar completamente flexível. Foto: Arquivo pessoal
Outro benefício é que a embalagem feita do cará poderia mudar de cor quando o alimento embalado estivesse estragado. “Como o cará é rico em antocianina, estamos desenvolvendo com ele uma embalagem ativa capaz de indicar ao consumidor se o alimento embalado está apto ao consumo”, explicou a pesquisadora.



Pesquisa mostra que fécula do cará também pode substituir o trigo.O interesse pelo cará começou há dez anos, quando Ana percebeu que os agricultores não estavam mais investindo na produção do cará e plantando apenas para consumo familiar.

Junto com outros pesquisadores, ela criou alternativas para incentivar a cultura. Uma delas é a produção da fécula do cará, que passou a ser utilizada na região para substituir o trigo em produtos de panificação.
Cará roxo é bastante utilizado na gastronomia amazonense e ganhou essa nova função de substituir o trigo.

Foto: Alamy
Fonte:https://razoesparaacreditar.com/
Solicite informações sobre nossa Comunidade, eventos e ações.
Próximo Retiro Alma da Terra será em maio de 2020.
Sejam todos Bem vindos.
Alma da Terra semeando o caminho da essência.





Nenhum comentário:

Postar um comentário