terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Olhando a História das Constelações Familiares-Bert Hellinger



Sobre as Constelações Familiares:
Por Sahwenya Passuello.

Retiro e Formação-Natural Medicina e Terapias de Apoio:Renascimento e Constelações.
A Hellinger Sciencia abarca os estudos, pesquisas e vivências empíricas orientadas por Bert Hellinger.

Bert, é de origem Alemã, e retrata no que vem a ser o propósito de sua Jornada, os eventos e aprendizagens vivenciados em sua própria história de Vida.

Ao Pesquisar sobre sua Infância, podemos acompanhar a realidade e o contexto em que cresceu, bem como os fatos marcantes que ocorriam em seu País, enquanto se deu o seu crescimento e desenvolvimento.

Podemos, citar fatos que ao olhar de Sahwenya que sou, são Pontuais:

A história de vida de seus pais, a segunda guerra mundial, onde foi prisioneiro de guerra.

A História de sua Passagem por 15 anos no Sul da África, como Líder Missionário Seminarista de jovens, cujo o fundo histórico era o apartheid.


O apartheid:
O apartheid, termo africâner que quer dizer separação de Vidas, surgiu oficialmente na África do Sul em 1944, e serve para designar a política de segregação racial e de organização territorial aplicada de forma sistemática a aquele país, durou até 1990.


O objetivo do apartheid era separar as raças no terreno jurídico (brancos, asiáticos, mestiços ou coloured, bantus ou negros), estabelecendo uma hierarquia em que a raça branca dominava o resto da população e, no plano geográfico, mediante a criação forçada de territórios reservados: os Bantustanes.


Em 1959, com o ato de autogoverno, o apartheid alcançou o sua plenitude quando sua população negra ficou relegada a pequenos territórios marginais, autônomos e privados da cidadania sul africana.


Até aquele momento, a África do Sul com suas importantes riquezas minerais e sua situação geoestratégica, tinha se alienado do bloco ocidental. Contudo, o sistema racista fez com que, no momento em que se desenvolvia a descolonização, as pressões da comunidade internacional cresciam contra o governo de Pretória.


Em 1960, a África do Sul foi excluída da Commonwealth (Comunidade das Nações). A ONU aplicou sanções. Em 1972, a África do Sul foi excluída dos Jogos Olímpicos de Munique, perante a ameaça de boicote geral dos países africanos. Finalmente, em 1977, o regime sul africano foi oficialmente condenado pela comunidade ocidental e submetido a um embargo de armas e material militar. Em 1985, o Conselho de Segurança da ONU convocou seus Estados membros para adotar sanções econômicas.


Em todas estas condenações internacionais até hoje se buscam pela verdade. Durante a Guerra Fria, o regime racista foi visto como um muro de contenção à expansão do comunismo na África. Moscou, pelo contrário, animou a luta contra o apartheid armando Angola e Moçambique, países cujos governos pró soviéticos se enfrentavam em guerrilhas patrocinadas pelo ocidente e apoiadas pela África do Sul.


O fim da Guerra Fria precipitou o fim do apartheid. O presidente Frederik de Klerk ,depois de várias negociações com os representantes das diversas comunidades étnicas do país, pôs fim ao regime racista em junho de 1991. Daí em diante, a população negra recuperou seus direitos civis e políticos.


O processo culminou com a chegada de Nelson Mandela, mítico militante anti-apartheid que tinha passado 27 anos na prisão, à presidência da República da África do Sul.


Arquivado em: África do Sul, História


Considerando que Bert Hellinger, chega na África ainda Jovem, logo após, ter conseguido fugir dos campos de guerra, e decide servir a Deus, trabalhando em prol a paz na humanidade.

Chega na África do Sul em meio a um Movimento inspirado por uma Guerra separatista e encontra seu espaço de trabalho próximo as tribos Zulus.

Em Pouco tempo dá a forma ao Primeiro Seminário a Jovens Cristãos, e como missionário busca conhecer a Comunidade, e incia sua interação com os costumes e cultura local.


Em diferentes palestras, workshop, treinamentos, Bert Hellinger vai compartilhando fragmentos desses tempos, onde fala sobre como os Zulus Viviam e de que forma, esse convívio suscitou em sua Alma .


Seus Ritos Sagrados, seus Jogos de adivinhação que muito se assemelham a estruturação e linguagem das frases de cura, através dos Ossos jogados, e sua relação com a posição e o significado da relação com os Ancestrais e o que necessitam, para seguirem em Paz, e para que todos possam tomar a força, as bençãos desses Ancestrais.


Atento, observou que nas Moradas do Povo Zulu, o chão era coberto por folhas de bananeiras, as quais representam os Ancestrais Mortos, e que de tempos em tempos em seus Ritos sagrados são retirados e levados ao Sol, junto a todas as Moradas dentro da tribo.


Testemunhou a forma com que os conflitos entre os guerreiros da Tribo eram resolvidos, e mais uma vez, aqui encontramos vários elementos das Constelações, tal qual conhecemos em seu princípio.


Quando Bert Hellinger reune em sua pesquisa vários dados, e sente ter concluído sua estadia na África do Sul, com Pouco mais de 30 anos, retorna a Alemanha.


Já formado em Teologia, Pedagogia e Filosofia começa a estudar sobre as Terapias, no livro intitulado "Ordens do Amor" encontramos várias percepções de Bert, onde fala de como compreende cada etapa e vivencia com as diferentes terapias, o que tomou de cada um delas e o que, através de suas limitações, oportunizaram novos, insights em direção ao que conhecemos, atualmente como Constelações Familiares.


Na Visão de Bert, o importante é resignificar, encontrar os recursos, e distanciar para ver sistemicamente, conforme o campo em estudo, maior o distanciamento.


Ao unir suas sapiências, mesmo ainda sem ter consciência inteiramente, estava dando vida a algo genuíno, que nascia de sua História de Vida, seus conhecimentos, e sabedorias.


Bert Hellinger, uniu o olhar do Oriente com o olhar do ocidente,dando Origem a Ciência do Amor.

Segundo seu olhar, confere o nome do Olhar que requer a posição de um Constelador, de Olhar Fenomenológico.

E o que vem a ser esse olhar Fenomenológico?

Exatamente a capacidade de testemunhar, que os yoguis, Xamãs e Mestres de si Mesmos, citam nas antigas escrituras.

Ser tomado por um força, interna ao centro e permitir que ela atue.


Foi dessa Forma que cada sinal corporal, facial, de movimento, sinalizou como os campos das memórias se moviam e podiam ser resinificados segundo a sabedoria dessa força.


Aos primeiros movimentos, denominou de Movimentos da Alma, aos Campos em movimento, quando se referia a essa força atuando deu o nome de Amor do Espírito.


Conforme acompanhou esses Movimentos se darem em distintos campos de memórias, testemunhou o efeito.


Esse efeito, fala do campo de atuação desde as gerações passadas as gerações futuras, fala das memórias da humanidade, do planeta e do Cosmos.


Conforme é o campo de atuação, é o nome dado a nova visão sobre as Constelações Familiares, originando as distintas denominações, a cada nova etapa da Pesquisa Fenomenológica e Sistêmica de Bert Hellinger.


Entre elas, Constelações Familiares:Segundo o Movimento da Alma, Segundo o movimento do espírito, Medial, Power Cosmic.


Importante, recordar que quando Bert Hellinger inicia seus estudos em Psicologia, muitos pesquisadores, Psicólogos já vinham trabalhando e realizando avanços na cura da Psique através das sabedorias das Terapias transgeracionais.

E foi graças a essas vivencias, estudos e o autoconhecer-se que o que conhecemos hoje, em Constelações foi possível.

Profunda a gratidão, as histórias em esculturas, ao Psicodrama, e a toda a dedicação dos que vieram antes, para que Bert, trouxesse a luz, a simplicidade, onde habita o essencial.


Bert Hellinger em sua Vida Pessoal, viveu dois casamentos.Em Seu segundo casamento, relaciona-se com Sophi, um ser que consigo trás a força do reconhecimento e valorização ao caminhar de Bert Hellinger, e as forças do feminino e masculino somadas, multiplicam em várias direções, as novas percepções, ampliando o Campos de Constelações de 100 Pessoas para, 500 Pessoas, chegando a 1.500 Pessoas, reunidadas para vivenciarem um encontro com as Constelações.
E desta forma, após 23 anos de dedicação e estudos, Bert Hellinger é indicado ao Premio Nobel da Paz, durante este período citado, Reconhece e autoriza a Chancela ao Grupo Universitário CUDEC no México, Inspirada pela Hellinger Sciencia.
Cursos Bacharelados, Pós Graduação em Psicologia e Pedagogia, segundo a Visão de Bert.
As Constelações passam a ser conhecidas e utilizadas, também por médicos, juristas, advogados, além dos psicólogos, pedagogos e empreendedores.
Como um Recurso Poderoso, de ação rápida e pontual, a fim de levar luz ao ponto que necessita de cura, cuja a origem está na arte das relações, de seus antepassados, expressas e manifestas em sua própria história de Vida.
Atualmente na Alemanha, existe uma Escola Hellingeriana, reconhecida pelo Sistema Educacional que oferta a formação em diversos locais do mundo, através de seus profissionais.
Bert e Sophi Helliger estiveram no Brasil,em 2015, em São Paulo, orientando um treinamento, o qual poderá ser somado a carga horária oficial para uma Formação em Constelações segundo a Hellinger Sciencia, que são 420/460 horas.
Para que você possa aprender mais sobre as Leis e Ordens do Amor e da Ajuda, existem muitos títulos escritos por Bert, que elucidam seu olhar filosófico aplicado, somado ao Terapeuta, Bert Hellinger.
Como é possível para o profissional cuja a abordagem é transpessoal, quando utilizar as Constelações Familiares?
A orientação que compartilho,sobre a estabilidade daquele que necessita de ajuda.Considerando que esta ajuda some em direção a vida, que oferte amadurecimento, mantendo a estabilidade daquele que receberá a revelação de sua questão.
Alerto, para que sejam humildes e se disponibilizem a ajuda dentro de seu próprio ritmo e tempo de evolução interna.Quando um tema, ou questão possa mover com a própria estabilidade, o mais acertado é ser humilde reconhecer a própria limitação naquele ínterim e encaminhar a outro profissional, evidenciando na comunicação com integridade, o que se passa, junto aquele que busca ajuda.
Em uma Jornada da Alma, onde a Roda da Vida, se dá, é preciso compreender que existem momento em que é necessário um recurso para entrar em contato com as emoções, em outro um recurso que o ajude a resignificar essas emoções, aprendendo a canalizar essa energia e liberá-la.Para aquele que inicia assim é, esse caminho.
Acompanho caminheiros de muitos anos, que quando tocam em uma memória pela primeira vez, precisam muitas vezes de um conjunto de outras ferramentas, até que chegue o momento de amadurecimento, onde possa olhar com certa distancia a questão que o desafia, mantendo contato, interagindo e mantendo a consciência presente.
Uma Constelação é algo único, não se repete e pede por uma postura de respeito, que permita colocar a questão.
Serve a Alma Familiar, a luz a ser guiada está na orientação da força que atua, no sistema Familiar.
Então, oriento uma constelação como recurso poderoso, sempre que houver respeito a Família, quando for contribuir para a estabilidade amadurecimento e evolução do Ser que requer ajuda, servindo o maior número de pessoas da Alma Familiar, liberando a vida, o amor em direção ao mais.
Compartilho a orientação em Constelações, sempre que seja respeitado o simples, o essencial, onde o menos muitas vezes é mais.
Abaixo, alguns títulos, os quais possam aprofundar nas Sabedorias deBert Hellinger.
Abraços Fraternos
Sahwenya Passuello
Um tanto de meu caminhar.
Ouvir o coração abençoada pela força Ancestral no caminho da Mestria, a serviço da vida.
Com o propósito de Florescer a Consciência de amor a Vida.Multiplicando as sabedorias, dos elementos, dos Reinos da terra e suas propriedades curativas, a floração da alma de Sahwenya que sou, se expressa, através da Natural Medicina Alma da Terra.
Em cada Recurso, Lugar de Poder, Reinos , forças e elementos, desabrocha naturalmente um Flor é Ser, Renascer ou Constelar.
Somando as sabedorias da Educação e outras formações transpessoais, a Natural Medicina ganha um lugar físico, chamado:

Morada dos Avós Alma da Terra, local para ouvir a voz do coração.
Em atendimentos Individuais, em Círculos do Amor, em Retiros e Formações.
Testemunhei que para cada etapa e fase da cura de um ser humano, esse se dá em Ciclos.
Os quais denominei de Ciclos de Cura:Flor é Ser.
Este Ciclo pode se dar em orientação Individual ou em grupo, e pode ser aprendido para ser compartilhado consigo mesmo e com outros seres queridos.
O Ciclo de Cura, segue o fluxo da Cura das Relações de Bases:
-Criança Interior.

-Relação Materna.

-Relação Paterna.

-Relação Familiar.


Partindo do Sistema Familiar em direção ao ponto essencial que pede cura, o autoconhecer-se se dá, bem como a aprendizagem se dá, quando se trata de uma Formação.


Para a Formação em Natural Medicina, Renascimento e Constelações:


Retiro e Formação em Imersão-Natural Medicina & Terapias de Apoio:Renascimento e Constelações Familiares, o qual se dá em imersão, em um intensivo de 7 dias.

Para conhecer e aprender a compartilhar a Natural Medicina, Constelações e Renascimento, ou simplesmente autoconhecer-se:


Retiro: Floresce a Alquimia Alma da Terra.

Uma gotinha do Retiro e Formação-Finais de Semana.

Destinada a grupos que queiram:

Renascer, Florescer ou Constelar.


Fundadora de um Centro Educação Integral Mundo da Magia.

Habilitada em Educação, Pedagogia Sistêmica,Familiar e Organizacional.

Habilitada pela Hellinger Sciencia, por Bert Hellinger.

Habilitada por Leonard Orr em Treinamento em práticas de purificação, sabedorias do oriente e Renascimento.

Idealizadora de Viagens Espirituais associadas aos Ciclos de Cura: Flor e Ser e a Sabedoria Espiritual do Local, a ser experienciado.


Jornada a Pachamama-Machu Picchu.

Jornada Celta-Inglaterra, Irlanda, Escócia-Comunidade de Findhorn.

Jornada dos Homens e Mulheres Santos.

Jornada Floresce a Alquimia Alma da Terra &Accordare.


Autora do Livro|:Manual da Vida:A Jornada da Alma.


Sejam Bem vindos, sintam-se abraçados pelos longos braços de amor infinito desde a Alma da Terra até a Fonte.Em amor e doçura. Sahwenya Passuello

Nenhum comentário:

Postar um comentário